Associação Nacional de Assembleias Municipais

Quem Somos?

Foi a 12 de dezembro de 1976 que teve lugar um dos principais marcos do Portugal democrático: as primeiras eleições livres para os órgãos das autarquias locais.

Volvidos mais de 40 anos deste importante marco, é inegável reconhecer que o Poder Local democrático esteve à altura dos vários desafios que sobre ele recaíram ao longo do tempo, tendo inegavelmente contribuído para que Portugal seja hoje um país mais moderno, inclusivo e sustentável.

Todavia, muitos novos desafios recairão no futuro próximo sobre o Poder Local. Com efeito, as novas formas de descentralização administrativa e as novas atribuições das autarquias locais aproximam-se a passos largos, e com elas, todo um acrescido dinamismo será esperado da parte do Poder Local. Saúde, educação, cultura, habitação, mobilidade e ordenamento do território vão estar efetivamente no cerne do desempenho das funções autárquicas.

A ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais acredita que em cada desafio reside uma oportunidade, pelo que, é com otimismo que procurará contribuir para que o desempenho das funções confiadas ao Poder Local seja feita de forma cada vez mais participada, transparente e inclusiva. Por forma a que a história do Poder Local continue a ser aquilo que é: uma história de sucesso.

É este o desafio da ANAM. Pelas populações, pelos territórios. Por Portugal.